Muitas vezes aprendemos um jeito de resolver determinado problema e assim seguimos a vida repetindo aquela maneira de de agir sem nos questionar se é a melhor forma, se há como melhorar a prática e por consequência os resultados.
Bom, eu comecei a mexer com marcenaria em 2016 e de lá pra cá só tenho a certeza de um coisa: sempre haverá muito o que aprender. Uma das primeiras descobertas foi sobre parafusar móveis corretamente.
Acontecia um fenômeno bem estranho ao concluir a montagem de um móvel, tudo parecia muito bem fixado e estável, mas com o tempo e uso, este móvel se tornava bambo. A questão é que eu via outros móveis mais antigos (feitos por outras pessoas) que não apresentavam esse mesmo problema.
Foi então que descobri estar parafusando errado, ou melhor, furando errado. Sim, pode ser que você também esteja hahaha!
Por estarmos acostumados a fazer pequenas instalações e reparos, costumamos imaginar que na marcenaria é mais ou menos a mesma coisa. Por isso eu sempre furei as peças de madeira com uma broca mais fina que o diâmetro do parafuso, por um motivo óbvio… gerar resistência e evitar que o parafuso espane, mas como já disse, dessa maneira não funcionou bem. Então vou mostrar essa dica que tornou meus móveis muito melhor fixados:
Dois calibres de broca para furar cada peça
No exemplo acima, note que o furo da peça superior é ligeiramente mais largo que o parafuso, já o furo da peça inferior é ligeiramente mais fino que o miolo do parafuso. Isso significa que:
- Ao passar pela primeira peça, o parafuso atravessa o furo livremente.
- Ao passar pela segunda peça, o parafuso atravessa bem apertado.
Veja o mesmo exemplo em outro ângulo:
Com isso, teremos uma tração muito maior entre as duas peças, pois a espiral do parafuso puxará a peça inferior para cima, enquanto que a cabeça do parafuso empurrará a peça superior para baixo. O resultado disso é impressionante!
Ainda não ficou claro?
Imagine que o diâmetro externo do parafuso (medindo pelo espiral) seja de 3,5 mm. Naturalmente o miolo desse parafuso é mais, fino, vamos considerar 2 mm. Quais brocas eu usaria para os furos?
- Para o furo maior, usaria a broca de 4 mm.
- Para o furo menor, a broca de 1,5 mm
Assim teremos uma folga de 0,5 mm para o espiral do parafuso passar livremente na primeira peça. Já na segunda peça, o miolo do parafuso passará bem apertado, pois ele será 0,5 mm mais largo que o furo.
Uma última dica é usar o peso do nosso próprio corpo para empurrar o parafuso com a chave ou a parafusadeira. Com isso evitamos que ele gire em falso e espane o furo com o atrito.
Bom, é isso! Espero que essa dica seja bem útil para seus próximos projetos de marcenaria 🙂