Papel x Digital
Tenho que confessar que não criei o hábito de desenhar minhas ideias no papel muito cedo na minha vida, o que me estimulou um pouco foi a faculdade de arquitetura, mas o que realmente me fez desenvolver essa prática foi o fab lab (laboratório de fabricação digital).
O que é engraçado quando paro para pensar, porque o fab lab é um espaço bastante digital, a maioria das máquinas é controlada pelo computador, temos que fazer os projetos em programas de desenho como Inkscape ou AutoCad, porém todas essas máquinas estão lá para que possamos experimentar, testar, errar, então em sua essência o fab lab é um lugar para criação.
Quando comecei a frequentar o Fab Lab Livre SP o ambiente me estimulou a fazer projetos pessoais, da faculdade e ai os rascunhos no papel se iniciaram e não pararam mais.
No fab lab acabei fazendo projetos de menor escala como maquetes e alguns itens para decoração personalizados, o que foi possível graças a tecnologias como a máquina de corte a laser e impressora 3D, deixando minha casa com a minha cara 🙂
Obs.: Para quem não sabe o Fab Lab Livre SP é uma rede de fab labs públicos e gratuitos aqui na cidade de São Paulo.
Papel + Digital
Acabei ficando destravada para desenhar, quero deixar claro que nada que coloco no meu caderno é uma obra de arte que fico horas aperfeiçoando, a ideia não é essa, quando estou pensando em um projeto novo gosto de rascunhar, meio que listar de uma forma visual os elementos que vou precisar fazer e os outros elementos que compõe esta nova ideia que estou trabalhando.
Esta prática me ajuda a criar mais fácil, não fico horas pensando nas ideias apenas na minha cabeça, vou anotando com meus desenhos e esta hábito se expandiu para além de projetos de mobiliário ou do fab lab, quando vou criar algum conteúdo digital, por exemplo um post no instagram, gosto de fazer um rascunho no papel primeiro com os elementos visuais e textuais que vou utilizar.
Atualmente o digital está presente em todos os aspectos da nossa vida e pode nos ajuda muito a criar coisas incríveis, mas para tirar as ideias da cabeça ainda recomendo o bom e velho papel, então não vejo a criação como papel x digital, mas sim como um complemento, papel + digital.
Não tenha medo ou vergonha de desenhar, seus rabiscos podem ser só para você, não precisa ser nada bonito ou certinho, apenas desenhe.