Uma das áreas que mais gosto no fab lab é o cantinho da marcenaria, lá não utilizamos o digital diretamente para fazer os projetos, usamos ferramentas manuais como: serrote japonês, arco de serra, esquadro, régua de metal, martelos, chave de fenda, sargento angular, etc…, além desse tipo também utilizamos ferramentas elétricas como: tico tico, lixadeira, micro retífica.
Não utilizamos o digital diretamente para produção de um mobiliário, mas o computador contribui na criação do projeto com ferramentas como a modelagem 3D, que permite uma maior possibilidade de teste de todos os detalhes do mobiliário antes de começarmos a cortar as peças.
No fab lab onde trabalho só temos uma fresadora CNC de pequeno porte, mas em fab labs com a fresadora grande o digital é parte intrínseca da marcenaria, permitindo que tudo o que foi modelado digitalmente possa ser seguido e cortado pela máquina.
Algumas pessoas sentem um pouco de medo de não conseguir mexer em algumas máquinas do fab lab onde o computador é essencial como: cortadora laser, impressora 3D e fresadora CNC, por isso elas acabam se atraindo para a marcenaria, que tem esse processo mais mão na massa e não tão mão na máquina (piadinha ruim, mas eu gostei kkk).
Com o tempo algumas dessas pessoas acabam se interessando pelas outras possibilidades que o fab lab oferece, aos poucos vão conhecendo e aprendendo sobre as outras máquinas, mesmo tendo que utilizar o computador, já outras preferem ficar apenas na marcenaria e está tudo bem também.
Eu gosto de dizer que o projeto manual e o digital se complementam, quanto mais aprendo mais utilizo os dois para criar coisas novas, quis trazer o projeto da porta de entrada da minha casa como exemplo porque ele é simples, mas exemplifica como tudo pode se misturar lindamente 🙂
Porta de Friends Parte 1: Projeto Manual
Para quem não conhece existe uma série de TV chamada Friends, que tem um apartamento com a porta de entrada lilás com um quadro amarelo, a série se tornou muito popular e com o tempo a porta com o quadro se tornaram símbolos copiados por diversos fãs ao redor do mundo.
Eu e minha irmã decidimos que faríamos uma porta igual a da série, então lixamos a madeira, o que fez uma baita sujeira, demos duas demãos com tinta branca, compramos um corante violeta e o misturamos com o restante da lata de tinta branca, chegando no tom lilás que queríamos.
Mesmo tendo este sucesso tenho que confessar que cometemos um erro, utilizamos uma tinta branca acrílica que é para pintura de paredes, quanto deveríamos ter utilizado a tinta branca esmalte que é para pintura em madeira.
Qual a diferença você deve estar se perguntando, a porta parece perfeita, ela está bem bonita sim, mas essa tinta errada vai fazer com que ela descasque mais rápido, então provavelmente teremos que retocar essa tinta em algum momento, que não será agora kkk.
Ps. Se você quer dicas para pintura de paredes, portas ou alguma curiosidade sobre manutenção residencial, eu super recomendo o trabalho da Mari Pavan do Agiliza Lab, ela dá umas dicas bem legais no instagram e youtube.
Então a primeira parte manual do projeto da porta foi concluído, agora vamos ver um pouco da parte digital.
Porta de Friends Parte 2: Projeto Digital
Na parte digital deste projeto eu utilizei a máquina de corte a laser para fazer esse pequeno quadro. Eu peguei uma imagem do quadro no google e no programa inkscape, que é gratuito, eu preparei o arquivo para a cortadora a laser. Após o corte pintei de amarelo com uma tinta spray.
.
.
.
Ficha Técnica Rapidinha
Projeto: Porta Friends
Máquina do Fab Lab utilizada: Cortadora a laser
Material Parte Manual: Lixa, tinta para madeira branca, corante violeta, pincel, rolinho e suporte para colocar tinta.
Material Parte Digital: Retalho MDF 3mm e spray amarelo.
Outras ferramentas: Lixadeira
Resumo: Projeto de uma porta de entrada inspirada pela série de TV Friends, a parte manual do projeto foi lixar e pintar a porta, a parte digital foi o corte do pequeno quadro na laser.
Arquivo: https://www.thingiverse.com/thing:4720142
Post instagram: Porta Friends