A cortadora a laser é uma das máquinas mais utilizadas no fab lab, por isso pensei em falar de alguns pontos importantes de lembrar quando você está começando do zero.
Geralmente quando a pessoa está começando eu recomendo projetos pequenos e simples como: uma caixinha ou quadros.
Eles permitem entender sobre os diferentes tipos de corte que a máquina faz e seus desenhos são simples.
Então vamos conhecer alguns aspectos importantes ao trabalharmos com a máquina.
As duas etapas para utilizar a cortadora laser
A cortadora laser é uma CNC (Controle Numérico Computadorizado) o que significa que é uma máquina que pode ser controlada pelo computador através de um programa CAM (Computer Aided Manufacturing ou Manufatura Auxiliada por Computador).
Neste programa CAM determinamos a potência do laser e a velocidade que o bico vai se movimentar, entre outros comandos possíveis.
Cada máquina tem um programa diferente, mas o fabricante vai te informar qual é, o que eu utilizo é o Thunderlaser/Rdworks.
Então uma das etapas é colocar o arquivo do projeto no programa CAM e fazer as configurações necessárias de acordo com o material que será utilizado. Porém antes de colocarmos o arquivo temos que desenhar o projeto.
Para isso você pode utilizar vários programas de desenho, mas é fundamental que este programa consiga salvar o arquivo em um formato que abre no programa CAM que controla a máquina.
Existem vários formatos de arquivo bitmap e vetoriais que podem ser importados no programa CAM, abaixo colocarei os mais comuns:
- AI (*.ai)
- DXF (*.dxf)
- PLT (*.plt)
- DST (*.dst)
- JPEG (*.jpeg *jpg)
- PNG (*.png)
- GIF (*.gif)
- EPS (*.eps)
Portanto temos que lembrar destas duas etapas:
- Desenho do projeto
- Fazer as configurações no Programa CAM que controla a máquina
Provavelmente você não terá uma cortadora a laser em casa, você irá em algum fab lab público (uso gratuito) ou privado (uso é pago) para utilizar a máquina, nestes locais terão pessoas para te auxiliar na Etapa 2, então seu foco deve ser em aperfeiçoar a Etapa 1: Desenho do projeto.
O desenho do projeto
Antes de tudo você precisa saber onde pode fazer o desenho do seu projeto, qual o programa ideal para desenhar?
O programa ideal é aquele que você sabe usar.
Existem diversas possibilidades: Inkscape, AutoCAD, Corel Draw, Illustrator, LibreCAD, etc. Alguns são pagos e pesados para o computador rodar, a opção gratuita que eu recomendo é o Inkscape que funciona para Linux, Windows e macOS.
Os projetos que deixamos para download estarão no formato svg que pode ser aberto e modificado no Inkscape, desta forma todos poderão ter acesso. Para ver estes projetos é só clicar aqui.
O arquivo do quadro do Bob Marley que está sendo utilizado de exemplo aqui neste texto também está disponível para download 🙂
E se eu não sei desenhar em nenhum programa?
Este quadro do Bob Marley é um projeto da minha irmã e não meu. Foi o primeiro contato dela com o desenho no Inkscape e com a cortadora a laser, demonstrei algumas ferramentas básicas e ela conseguiu fazer o desenho.
Para quem não sabe desenhar em nenhum programa eu recomendo o Inkscape e acompanhar nosso canal no youtube.
Aos poucos iremos colocar mais conteúdo em vídeo voltado para o mundo da fabricação digital, demonstraremos ferramentas de desenho, falaremos mais sobre alguns conceitos legais de saber e as dúvidas mais comuns, então fiquem ligadas(os) 🙂
Além da ferramenta de retângulo, minha irmã vetorizou uma imagem para chegar no resultado final do quadro. No vídeo abaixo demonstrei como:
Para saber como pesquisar imagens para utilizar nos seus projetos com a laser veja este outro vídeo aqui:
Em qual formato salvo o arquivo do meu desenho?
Como disse antes o programa CAM que controla a laser aceita diversos formatos de arquivo para abrir o seu desenho, mas eu gosto de salvar em dois: svg e dxf.
SVG – Para modificações no desenho
A maioria dos desenhos que disponibilizaremos para vocês baixarem estará neste formato, desta forma podem ser feitas modificações em medidas e no próprio desenho com facilidade no Inkscape.
Para salvar neste formato no Inkscape vocês devem clicar:
- Arquivo
- Salvar Como
- Tipo: Inkscape SVG (*.svg)
DXF – Após finalizar todas as modificações
Quando você já finalizou todas as modificações do desenho e está pronta(o) para levar para o programa CAM que controla a laser você deve salvar no dxf.
Para salvar neste formato no Inkscape vocês devem clicar:
- Arquivo
- Salvar Como
- Tipo: Desktop Cutting Plotter (AutoCAD DXF R14) (*.dxf)
Recomendo sempre salvar nestes dois formatos: um para futuras modificações e outro para finalização. A cada nova modificação do arquivo eu crio uma nova versão, desta forma não perco o histórico do que foi modificado no projeto.
Por exemplo neste projeto salvei “Quadro Bob Marley Rev 01”, se eu modificar a medida ou outro aspecto do desenho eu salvo um novo arquivo “Quadro Bob Marley Rev 02”, desta forma mantenho a versão original e a nova do projeto.
Para terminar…
Quando trabalhamos com a cortadora laser tem uma palavra que repetimos muito: VETOR, falamos bastante de vetor e vetorizar, então acho que para finalizar este post é legal desvendar o mistério da palavra te deixando mais preparada(o) para próximos conceitos 🙂
Enfim, ficou claro que existem muitas outras informações para ensinar tanto da etapa 1 (desenho do projeto) quanto da etapa 2 (controle da máquina), então fiquem ligadas(os) nos próximos conteúdos que colocamos aqui no blog e no youtube.