Esta é a primeira vez que escrevo em algum tempo, imprevistos e mudanças de rotina aconteceram e me tiraram um pouco do eixo.
Percebi que a minha rotina de escrita e produção de conteúdo não estavam saudáveis, porque fiquei com um esgotamento e sem vontade de escrever.
Virou apenas mais uma obrigação
O processo de criar textos e fazer artes para os posts ficou chato, não me animava mais, minha maior preocupação era em cumprir um cronograma.
O conteúdo nem estava pronto, mas já tinha uma data para sair, meu foco estava em criar uma consistência de postagens e no algoritmo das redes sociais.
Porém descobri um fato que mudou tudo…
Ninguém se importa com a frequência que eu produzo, a pressão estava vindo apenas de mim.
As pessoas recebem muitas informações e estímulos diariamente, não estão reparando no que eu faço, é apenas o meu ego que me faz pensar que elas estão.
Então parei tudo e tirei um tempo para repensar.
Um tempo para respirar
A primeira coisa que fiz foi identificar o que mais estava me incomodando e o que eu realmente queria com a minha produção de conteúdo.
No meu caso minha lista de desejos ficou assim:
- Colocar mais da minha personalidade nos textos e posts;
- Transmitir informações relevantes para o meu público;
- Brincar, pirar e testar mais com as artes;
- Textos mais curtos e objetivos (antes eu abria muitos temas em um mesmo texto e me perdia);
- Ser uma forma de desinibição criativa, me tirar da minha zona de conforto;
- Enfim, deixar a produção de conteúdo mais leve e divertida.
Mudar ou desistir?
Você só realmente falha quando desiste totalmente, erros vão acontecer, mudanças terão que ser feitas no caminho, mas isso é normal.
Eu indico bastante este episódio do podcast do Sean McCabe (é em inglês) ele fala sobre expectativas de sucesso, sobre processo criativo e se você está disposto a continuar produzindo mesmo que isso leve muito tempo para dar resultado.
O que faz com que as pessoas continuem tentando mesmo quando recebem muitos nãos e cometem muitos erros? Enfim me identifiquei com várias coisas que ele diz.
“Não vejo falha, vejo algo que não funcionou e então eu ajusto, eu mudo, tento uma nova abordagem, eu não desisto!” (Sean McCabe)
Se você realmente quer continuar com seu projeto e sua produção de conteúdo de uma forma mais saudável você tem que mudar, porque a alternativa é simplesmente desistir.