O projeto de uma luminária pode ser feito por diversas técnicas em um fab lab (laboratório de fabricação digital):
- Marcenaria;
- Impressão 3D;
- Fresadora CNC;
- Cortadora laser;
- Ou uma mistura entre essas diferentes técnicas;
Para quem gosta de luminárias vou dar 3 passos para criar uma do zero.
1. Procure referências
Às vezes ao iniciar um projeto não sabemos qual máquina ou material queremos usar, por isso a primeira coisa que faço é procurar referências.
O principal site no qual busco referências é o Pinterest. Você pode fazer a busca em português, mas em inglês terá muito mais resultados.
Vantagens de buscar referências:
- É uma forma de buscar inspirações estéticas;
- Ótimo para ver dimensões utilizadas em outros projetos;
- Conhecer projetos diferentes nos ajuda a não cometer erros;
- Criamos repertório.
Esqueça o que aprendeu na escola, copiar o projeto de outras pessoas é bom e uma forma de aprendizado importante para iniciantes.
2. Casca, a camada exterior do projeto
Chamo de casca a estrutura da luminária, aquela onde a parte elétrica ficará guardada, que como disse no início pode ser feita com várias técnicas.
Ter muitas opções e possibilidades com a fabricação digital é muito positivo, mas também pode nos sobrecarregar.
Então para quem está começando, indico utilizar a cortadora laser como técnica principal de fabricação.
Você pode fazer o desenho da luminária em vários programas e formatos, se não quiser gastar dinheiro recomendo o Inkscape que é gratuito.
Para saber mais sobre como funciona a cortadora laser veja este outro artigo aqui do blog.
Existem sites com alguns projetos prontos para baixar de forma gratuita, o principal é o: Thingiverse, a mesma dica do Pinterest vale para ele, faça as buscas em inglês.
3. Como iluminar a luminária?
Atualmente com a integração cada vez maior entre a elétrica e a eletrônica as possibilidades para acender e controlar uma luminária são diversas.
Você pode fazer um sistema simples com um interruptor ou programar com um arduino e controlar sua luminária pelo celular ou batendo palmas.
A complexidade dependerá do seu conhecimento ou curiosidade em aprender algo novo.
Comece a testar
1. Referência – Veja este projeto da luminária strangers things e o utilize como uma referência, analise as medidas, os detalhes do desenho para a parte elétrica e se quiser o fabrique.
2. Casca – Para fabricar utilize o arquivo e uma máquina de corte a laser, todos os detalhes estão no arquivo. Baixar arquivo Luminária Stranger Things
3. Elétrica – Na parte elétrica o mais simples é comprar: um conjunto já com interruptor e tomada, soquete E27 (o mais comum) e uma lâmpada.
Faça uma visita à loja de materiais de construção para comprar tudo de forma mais barata.
Recomendo comprar a parte elétrica antes de cortar a “casca” da luminária na cortadora laser, desta forma é possível analisar se o desenho está adequado aos componentes comprados e modificar as medidas se necessário.
Bora iluminar tudo meu povo 🙂