Maquinando Ideias

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como organizar sua rotina para você criar mais

Geralmente separamos o nosso dia entre rotina da casa, rotina do trabalho e rotina de estudos, mas na verdade é tudo uma grande rotina, porque se me atrapalho com as tarefas de casa isso pode afetar meu trabalho e vice e versa, o que parece tornar os dias pequenos para a quantidade de tarefas a serem realizadas.

Toda essa grande rotina estava me deixando bastante cansada mentalmente, por isso comecei a pesquisar sobre o assunto de gestão de tempo, a partir da visão de alguns produtores de conteúdo de criatividade como: Tiago do Tira do Papel e Lucas do Método Naghol, em livros como: Hábitos Atômicos e Roube como um artista. A partir dessas referências acabei chegando em cinco exercícios que tem funcionado para mim.

  1. 1. Listar as tarefas que quero realizar

  2.  

Sou um pouco esquecida, então a algum tempo venho anotando as tarefas que tenho que realizar, das mais simples como regar minhas plantas até as mais complexas do trabalho, assim que penso na tarefa já anoto no celular, geralmente no app trello, mas poderia ser no bloco de notas também.

É um exercício, leva prática, mas tem sido muito bom, desta forma quando me distraio com a rotina do dia a dia não esqueço de nada.

Então anoto tudo e geralmente no domingo vejo as tarefas que tenho que realizar durante a próxima semana colocando alguns prazos para realizar cada uma.

2. Quebrar as tarefas em tarefinhas

Algumas tarefas que tenho que realizar podem ser mais complexas e levar mais tempo para serem terminadas, o que pode me fazer enrolar um pouco para iniciá-las, o que eu faço hoje para evitar essa procrastinação é quebrar estas tarefas difíceis em tarefas menores, as tarefinhas.

Por exemplo, no meu trabalho tenho que realizar oficinas online de cursos relacionados ao mundo da fabricação digital, então vamos supor que eu tenho que realizar uma oficina nova de projetos de luminárias, ao invés de anotar apenas fazer oficina, eu quebro isso em tarefas menores que vou precisar realizar para oficina ficar pronta como:

  • Fazer rascunho inicial da oficina;
  • Fazer a apresentação (slides);
  • Desenhar os arquivos 2D;
  • Modelar o arquivo 3D;
  • Roteiro final;
  • Ensaiar e testar a duração;
  • Revisar o conteúdo;
  • Separar os materiais complementares para o pós oficina.
  •  

Desta forma eu consigo visualizar as pequenas etapas que tenho que realizar para que a oficina seja um sucesso sem me sobrecarregar, dividindo a realização das tarefas em vários dias, para que eu tenha tempo para completar as outras atividades da minha vida sem estresse.

3. Antes de dormir focar nas tarefas que quer realizar no dia seguinte

Gosto de pensar antes de dormir nas tarefas que vou realizar no dia seguinte, que podem ser tarefas novas ou a finalização de alguma coisa que não terminei.

Não gosto de sobrecarregar meu cérebro e meu dia com uma lista gigante de tarefas, então tento focar em apenas quatro “essenciais” para serem feitas no próximo dia, mas claro que isso pode variar para mais ou para menos dependendo da complexidade das atividades, por exemplo “lembrar de levar o carregador do celular” é bem mais simples do que “fazer relatório mensal”, cada pessoa tem que achar seu próprio ritmo, sem se sobrecarregar.

4. Respirar

Este é um dos hábitos mais importantes, quando estou envolvida em uma atividade por muito tempo posso começar a sentir cansaço, irritação e ansiedade para finalmente acabar, nestes momentos a pausa para respirar é essencial.

Tento levantar, dar uma caminhada, tomar uma água, enfim dar uma respirada, aí eu volto e continuo a tarefa ou às vezes abandono para terminar no dia seguinte, estando mais descansada.

5. Tirar momentos durante o dia para relaxar

Super importante também, em algumas das minhas saídas para respirar tento dar uma relaxada maior e fazer algo só para mim, como ver uma série, ler um capítulo de um livro ou jogar God of War (que é meu jogo favorito do PS3 kkk).

Somos muito cobrados por produtividade atualmente, mas gosto mais de pensar em efetividade, em trabalhar focada para quando eu estiver fazendo uma tarefa eu não me distrair com celular, instagram, etc, desta forma sou mais efetiva, terminando o que tenho que fazer gerindo melhor meu tempo e adicionando estes pequenos momentos para eu não ficar tão estressada.

Atividade física também pode ser uma boa forma de relaxar. Photo by Portuguese Gravity on Unsplash

Lembrando que esses cinco hábitos é o que tem funcionado para mim, cada pessoa tem uma rotina e um jeito diferente de levar a vida, mas é sempre interessante conhecer outros pontos de vista e tentar coisas novas, quem sabe um, dois ou talvez até os cinco hábitos funcionem com você.

Fiz um post do instagram com esses hábitos se você quiser salvar lá e olhar quando quiser. Post Instagram

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Enviar mensagem
Contato
Olá????
Vamos conversar?