Maquinando Ideias

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assunto chato? Recompensa legal!

Um dos grandes desafios que sempre tive na fabricação é sobre como cativar as pessoas para que elas se interessem por assuntos relacionados à tecnologia com certo grau de complexidade, até por que eu mesmo demorei para gostar de alguns deles e me vi nessa mesma situação.

Sabe aquela garotada que gosta de brincar de pega-pega, jogar bola e empinar pipa? Imagine como pode ser desinteressante para eles entender o funcionamento de um computador com suas conexões eletrônicas, periféricos, rede etc… Era isso que eu tinha em mente para falar sobre um dispositivo que havia chegado aos Fab Labs, o Raspberry Pi¹. A primeira vista isso parece bem difícil, mas entre tantos métodos possíveis de despertar interesse, um bem interessante é fazer com que o produto final daquele aprendizado gere uma recompensa que valha a pena.

Com esse dispositivo em mãos, num primeiro momento estava empolgado em desenvolver algum projeto de internet das coisas ou de reconhecimento de movimentos, porém isso estava me ocupando muito tempo e não gerava interesse do público. Ao mesmo tempo, outras pessoas já usavam uma solução muito mais simples e cativante, a construção de um fliperama!

Mas claro! Como não pensei nisso antes? Essa abordagem foi tão feliz que a equipe técnica do Fab Lab recebeu até um treinamento na equipe para aprender e tirar dúvidas, assim todas as unidades puderam oferecer esse tipo de oficina. E nesse mesmo momento percebi o quando um dispositivo de jogos eletrônicos é capaz de despertar alegria. Nós adoramos montar e depois “testar” o funcionamento hahaha!

Posso dizer que não foi diferente quando apliquei essa estratégia em uma oficina com crianças e adolescentes do CEU Três Pontes. Tive que administrar a ansiedade e as pequenas frustrações da garotada para que que concluíssem cada fase da montagem e configuração do arcade.

Ao concluirmos, fizemos um mini campeonato de fliperama com todos os participantes, que foi bem divertido por sinal!

Acho que não tem muito o que teorizar sobre esse assunto, é muito prático mesmo! Nós sempre nos perguntamos se vale a pena o se esforçar por algo, se a recompensa é válida. Sempre temos uma balança imaginária à nossa disposição onde fazemos essas comparações em projetos, trabalhos e diversas outras escolhas pessoais. O modo como podemos usar isso a favor do aprendizado é nos certificar que o resultado de um projeto gere um benefício que sobreponha as dificuldades encontradas no caminho.

1. Raspberry Pi é um computador em miniatura que [a grosso modo] possui a construção intermediária entre um computador comum e um smartphone. Nele podemos instalar um sistema operacional e usá-lo de diversas maneiras, assim como usamos um computador comum. Suas grandes vantagens são o tamanho extremamente reduzido e suas portas

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Enviar mensagem
Contato
Olá????
Vamos conversar?