Uma das mais satisfatórias e estressantes oficinas que desenvolvi foi a de carretilha de pipa. Sim, eu me estressei muito com a garotada querendo fazer tudo muito rápido, com todos chamando meu nome ao mesmo tempo, brigando par ser o primeiro hahaha… Mas todo esse estresse se converteu em alegria ao ver o rosto de cada um com um sorrisão de orelha a orelha ao terminar sua carretilha.
Para fazer essa oficina durar 12h (dividida em 3 dias) e se tornar mais fácil, precisei planejá-la seguindo o conceito ‘reduzir’ das leis da simplicidade, mas a característica que quero enfatizar nela é o uso de tecnicas híbridas, ou seja, o projeto não usa apenas uma única área de conhecimento técnico. Neste caso eu usei marcenaria, corte a laser e impressão 3D para atingir alguns objetivos:
– Montagem simples e segura
– Resistência mecânica
– Capacidade de personalização
As duas faces circulares foram produzidas na cortadora a laser para um corte com tamanho padrão. Outro detalhe é que furos para encaixar os parafusos também foram produzidos nessa etapa, o que agilizou muito o processo. A face externa ainda recebeu uma personalização escolhida e gravada pelos próprios participantes da durante a oficina.

As hastes de madeira para a sustentação das duas faces, foram cortadas usando uma serra de esquadria manual. Apesar de ser mais trabalhoso que usar uma elétrica, a versão manual é muito mais segur para ser usada, principalmente com grupos maiores. O mais interessante é que é possível ajustar a medida da peça a ser cortada.

A parte mais complicada desse projeto é o cabo, pois ele deve ficar fixado em um rolamento que, por sua vez, é parafusado na face externa da carretilha. Por isso precisei desenhá-lo e imprimi-lo previamente na impressora 3D para obter um encaixe perfeito. (funcionou na versão 3).
Aplicando o que há de melhor em cada tecnologia, o projeto funcionou e a oficina foi um sucesso!
Com essa mentalidade fica muito mais fácil tomar decisões. Se você ainda fica na dúvida, preparei algumas perguntas. Ao respondê-las, você terá uma
Qual é o meu prazo?
Qual tecnologia resolveria o problema mais rápido?
Qual tecnologia resolveria de forma mais simples?
Qua tecnologia é mais barata?
Precisa ser durável? Se sim, qual tecnologia possibilitaria isso?
Note que não usei a palavra “projeto”, usei “problema”. Isso está relacionado com a ideia de resolver em pequenas partes e não o todo. Dessa maneira, podemos usar duas, três ou mais tecnologias no mesmo projeto para diferentes finalidades.
Materiais usados neste projeto
- Compensado de madeira de 6mm
- Cabo de vassoura
- Rolamento
- Parafuso de cabeça sextavada
- 2 Porcas sextavadas
- Filamento PLA para impressão 3D
- Parafusos para madeira