Maquinando Ideias

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Esquadro – Uma ferramenta indispensável na marcenaria

Quando penso em marcenaria, a primeira imagem que surge em minha mente é aquela bancada cheia de ferramentas elétricas, chapas de compensado e diversos tipos de madeira maciça. Apesar disso representar bem a profissão, ainda há uma etapa bem menos lembrada e comentada, que na verdade define em grande parte a qualidade e precisão dos cortes, a marcação para os cortes.

O esquadro é uma ferramenta fundamental de medição. Ele é muito conhecido por ser utilizado na conferência de peças e objetos cujos cantos devam apresentar ângulos precisos em 45 ou 90 graus.

Existem diversos tipos de esquadro, alguns podem ser usados como nível, como graminho, transferidor de grau etc, ainda assim o tradicional é o mais popular entre profissionais de marcenaria até hoje.

Mas não é só isso que ele faz! A seguir apresentarei algumas dicas para utilizá-lo e conservá-lo no dia a dia da oficina.

Como fazer marcações precisas?

A forma ideal de obter uma marcação precisa com 90 graus, é encostar completamente a lateral interna do cabo na extremidade da peça. Assim garantimos que a régua dele estará posicionada na direção correta.

Atenção: a lateral da peça de madeira usada como referência deve ser completamente reta. Caso tenha ondulações ou irregularidades, não será possível obter um ângulo preciso.

A marcação em 45 graus segue o mesmo princípio, porém não usamos toda a lateral do cabo, desta vez encostamos o chanfro que tem a inclinação necessária para essa angulação.

E se eu precisar de um traçado maior que o esquadro?

Podemos usar uma régua de aço encostada de forma paralela à parte interna da régua do esquadro, para que assim tracemos linhas mais extensas sem perder a precisão. Nesse caso, devemos tomar todo o cuidado para que fiquem bem paralelas e firmes, assim evitamos qualquer desvio do ângulo desejado.

Cuidados importantes com a ferramenta

Desde a escolha na compra, até na forma de usar, devemos lembrar que se trata de uma ferramenta de precisão, portanto devemos tomar alguns cuidados:

  • Escolha marcas mais confiáveis e referenciadas por profissionais da área. Alguns esquadros mais baratos não são precisos por não ter um bom controle de qualidade no processo de fabricação e nos materiais usados.
  • Evite batidas, quedas e esforço sobre essa ferramenta. Assim você garante que a precisão dos ângulos será mantida por muito mais tempo.
  • Armazene em local adequado, sem umidade, sujeira ou muita exposição ao calor. Também é importante não amontoar ouras ferramentas por cima dele.
  • Use sempre um lápis bem apontado ou uma lapiseira para que suas marcações não fiquem fora do lugar.

Com essas dicas acima, já é possível aproveitar bem o potencial dessa ferramenta fundamental para a marcenaria. Agora é só praticar bastante.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Enviar mensagem
Contato
Olá????
Vamos conversar?