Recentemente terminei o livro E se fosse diferente? do Gabriel Gomes e Luciano Braga, a leitura é bem curtinha e gostosa, eles falam da criatividade de uma forma que eu acredito muito, que ela não é simplesmente um dom, mas uma forma de ver as coisas de forma diferente e que pode ser treinada em todos nós, criatividade é prática e paciência ao longo do tempo.
“A palavra criação é bem pesada. Ela traz uma conotação de que as coisas nascem do zero. Como se tudo que a humanidade cria tivesse nascido de uma página em branco. Mas a verdade é que as coisas não são bem assim. Grande parte das ideias que surgem vem da combinação de coisas que já existem.” (E se fosse diferente? Gabriel Gomes e Luciano Braga)
Nada é totalmente original, sempre vamos utilizar outros projetos parecidos para resolver o problema que estamos lidando, às vezes utilizamos um projeto já pronto como ponto de partida para um novo, o suporte chapas/painel de ferramentas do fab lab é um exemplo disso.
Antes de iniciar a construção do suporte para o painel já tínhamos construído outros dois suportes para chapas, o Andrew (o outro técnico do Fab Lab CEU 3 Pontes) foi responsável pelo design destes suportes que seriam utilizados para armazenar as grandes chapas de MDF e compensado que utilizamos para as oficinas que ministramos no espaço.
Então a partir deste primeiro modelo de suporte de chapas eu adaptei as medidas para o novo projeto do painel de ferramentas que tinha algumas das características diferentes:
- Suporte acrílico: Um lado tinha que ser suporte para chapas de acrílico, elas não couberam nos dois suportes para madeira, por isso já pensei que o lado oposto das ferramentas seria para armazenar estas chapas.
- Comprimento da estrutura: As chapas de acrílico não são tão grandes como as de madeira, então o comprimento do novo suporte teria que ser menor, o que foi uma mudança simples.
- Painel de ferramentas: Para armazenar e dispor as ferramentas que mais utilizamos no dia a dia e durante as oficinas. Falei mais da montagem deste painel neste outro texto aqui.
- Grampos: As chapas de acrílico são mais baixas que as de madeira, mas ao invés de diminuir a estrutura do modelo original de suporte e mudar todos os ângulos de corte, eu simplesmente aproveitei o espaço vazio para armazenar esta ferramenta de marcenaria.
Então este projeto novo foi a partir de um outro com características diferentes, foi mais rápido pegar as medidas do primeiro modelo de suporte do que pesquisar tudo do zero, é assim com ideias também, uma vai levando a outra, criatividade é isso movimento, prática e paciência com você mesmo.
Para quem tem interesse neste assunto e tem dificuldade de criar recomendo dois livros super legais: Roube como um artista do Austin Kleon e o E se fosse diferente? do do Gabriel Gomes e Luciano Braga
“Se estivermos livres do fardo de ser completamente originais, podemos parar de tentar construir algo do nada e abraçar a influência ao invés de fugirmos dela.” (Roube como um artista , Austin Kleon)
.
.
.
Ficha Técnica Rapidinha
Projeto: Suporte chapas/Painel ferramentas
Resumo: Projeto de um suporte para chapas de acrílico de um lado e um painel de ferramentas de marcenaria do outro.
Máquinas do Fab Lab utilizadas: Serra circular de bancada, serrote japonês, furadeira, parafusadeira, régua e lixadeira.
Materiais:
- As bases são pontaletes de pinus
- As estruturas verticais são sarrafos de cedrinho
- As faixas horizontais são ripas de cedrinho
- Chapa de compensado de 10mm para o painel