Maquinando Ideias

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Materiais derivados da madeira

Textura de madeira com uma faixa verde na diagona e um ícone representando troncos de madeira.

A marcenaria é um ofício muito conhecido pelo trabalho com a madeira, porém temos muitos outros materiais derivados dela que são utilizados atualmente e poucas pessoas sabem sobre suas características e diferenças, isso me motivou a falar um pouco sobre os mais utilizados na fabricação de móveis.

Madeira maciça

Sarrafos de madeira pinus

A madeira maciça é um material natural, obtido pelo corte de troncos de árvores. Seu único processo industrializado é o corte e, em alguns casos, a secagem em ambiente

controlado. A madeira geralmente é aplicada na fabricação de móveis mais tradicionais e que suportam peso, como mesas e cadeiras, ou mesmo quando há intenção de valorizar as características estéticas da madeira. Espécies como pinus, eucalipto e cedrinho são os mais utilizados por ser fácil de trabalhar, de custo mais baixo e por proporcionar um bom resultado.

Compensado

Compensado de madeira

O compensado é uma placa retangular composta por finas camadas de ma-

deira. Cada camada é colada com os veios no sentido perpendicular ao da camada anterior.

Isso contribui para que a placa tenha maior resistência. Sua aplicação é muito comum em móveis como armários, roupeiros e racks. Há diversos tipos de compensado, mas as classificações mais comuns são:

– Laminado moveleiro (comum);

– Naval — resistente a ambientes úmidos como banheiro e cozinha;

– Sarrafeado — muito utilizado para a fabricação de portas.

OSB

Placa de OSB

Oriented Strand Board ou Painel de Tiras Orientadas é um material fabricado com lascas de madeira posicionadas propositalmente em todas as direções. Com isso, além de obter uma ótima resistência, também garante um aspecto visual bastante interessante. Por também ser uma placa, possui as mesmas aplicações do compensado e em alguns casos, pode oferecer maior resistência mecânica.

MDF

Placa de MDF

Medium Density Fiberboard ou Painel de Fibras de Média Densidade,é um painel que se difere dos anteriores por ser composto de minúsculas fibras de madeira cozidas e misturadas a uma resina. O resultado dessa massa é uma placa de superfície bem regular. O MDF tende a ser mais regular e maleável, por isso, mais fácil de trabalhar, o que propiciou sua grande popularidade na indústria moveleira. Um ponto negativo é sua baixa resistência à umidade.

MDP

Placa de MDP

Medium Density Particleboard ou Painel de Partícula de Média. Também muito popular na indústria moveleira. Difere do MDF por ser composto por partículas bem maiores que as fibras do MFD, portanto é menos sólido e resistente. Acaba sendo a matéria prima dos móveis mais baratos. Se bem empregado, pode ter uma durabilidade relativamente.

É claro que ainda há muito o que dizer sobre cada material, mas com essa introdução ao tema, será possível começar a entender as particularidades de cada material para escolher melhor o material para cada necessidade. Futuramente, poderemos falar com cada um deles com muito mais profundidade.

Agora, conte para nós qual o material que você mais gosta ou tem vontade de de usar 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Enviar mensagem
Contato
Olá????
Vamos conversar?