Me desfiz de muitos móveis na mudança porque queria que a casa nova refletisse a minha personalidade e das outras pessoas que moram aqui em cada cantinho.
Eu moro de aluguel então não posso fazer mudanças grandes como reformas e trocar piso, etc. Então faço minha casa refletir minha personalidade de duas formas:
- Mobiliário(móveis)
- Decoração
1. Escolhendo o mobiliário a partir da sua rotina
Mudar de casa foi uma oportunidade para pensar na posição dos móveis no ambiente de acordo com a nossa rotina.
Por exemplo o espaço da cozinha aqui é pequeno, não fazemos refeições na mesa e sim no sofá, então não tem necessidade de uma mesa de jantar de quatro lugares.
Temos horários diferentes para tomar café da manhã e almoçar, por isso uma bancada alta para cozinha com apenas um lugar é o suficiente.
Desta forma o mobiliário é uma transição entre o espaço da sala e da cozinha, podemos ver televisão e também temos um espaço de apoio para o momento de cozinhar.

Todos estes pontos foram reflexos da rotina da minha casa, não existe um certo e errado, apenas pense no que funciona para você.
A bancada da cozinha que mostrei na foto foi construída por mim se quiser ver mais detalhes de como foi clique aqui 🙂
2. Decoração, como satisfazer o gosto de todo mundo?
Pode parecer óbvio, mas a decoração faz toda a diferença e possivelmente se tornará um ponto de conflito entre os moradores.
Você é uma pessoa mais minimalista? Ou que gosta de guardar as coisas? Tem muitos livros, mas está sem espaço? Enfim as questões são infinitas.
Neste ponto é muito importante respeitar o gosto diferente de cada um, principalmente na sala de estar, que é o lugar de maior socialização na casa.
Os quartos são os locais privados de cada um, então é importante envolver ao máximo o dono do espaço, ali é um mundo particular dele.
Eu ajudei a decorar e fazer móveis do quarto das minhas duas irmãs, foi fácil porque eu já sei os gostos de cada uma, conversei sobre o que seria melhor para o ambiente e a decisão final foi delas.
As pessoas tem que ter este poder de decisão de como será o seu quarto, qual a cor da parede, estante, quais pelúcias ou DVDs etc.
Não adianta fazer aqueles ambientes decorados de lojas se a pessoa que realmente vai ficar ali não gostar.
Elementos legais para decorar ambientes pequenos
A pandemia deu para todos um novo olhar sobre a casa e o morar, mas em ambientes pequenos a questão do espaço pode se tornar um desafio.
Alguns elementos que uso aqui em casa e tem funcionado bem são:
- Nichos
- Prateleiras
- Plantas
- Pequenos móveis simples
- Painel com imã para fotos
- Livros
- Quadros diferentes
- Pintar portas/paredes

Preciso construir todos os móveis?
NÃO.
Eu construí vários móveis, mas alguns comprei, se decidir fazer algum mobiliário meu conselho é: vá com calma e paciência.
Vai demorar, você terá que construir aos poucos, me mudei a um ano e meio, e ainda tem alguns projetos que estou construindo.
Porém tenho que dizer que AMO, você cria uma outra relação com os móveis, eles tem história, você sempre vai lembrar das dificuldades e acertos, dos sentimentos que viveu ao construir.
Recomendo todo mundo tentar construir pelo menos um móvel simples para viver a experiência 🙂