Maquinando Ideias

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A lição mais inesperada que a marcenaria vai te ensinar

Toda vez que tenho a ideia para um projeto novo com marcenaria fico animada, quero fazer tudo logo kkk, mas existem várias pequenas etapas importantes antes:

  • Dimensionar
  • Materiais necessários
  • Protótipo (com maquete virtual ou maquete física)
  • Dependendo do projeto gabaritos
  • Aproveitamento do material/Plano de corte

Toda essa parte do processo criativo é antes de começar a mexer com a madeira, quando chegamos nesta etapa ainda temos que:

  • Marcar as peças
  • Cortar
  • Furar
  • Montar
  • Acabamento

Então é um processo que leva tempo, só que a nossa ansiedade não está nem ai para todas essas etapas kkk ela só quer ver o projeto pronto, estou praticando e construindo projetos já faz um tempinho, agora estou tentando implementar a mentalidade de que o projeto vai ficar pronto quando todas as etapas forem cumpridas, não contando mais o tempo em dias, tentando focar em cada etapa com calma, mas não é fácil kkk é sempre um exercício.

Tem alguns projetos que levo meses, como o projeto da divisória da minha casa que vou falar em mais detalhes abaixo, desde a ideia inicial até a finalização levei uns 4 meses, mas o resultado final foi incrível 🙂

Uma lição essencial da marcenaria é a paciência. Imagem por Ana Luisa Martins
Alguns dos rascunhos iniciais. Imagem por Ana Luisa Martins

Eu queria um móvel que pudesse ser utilizado dos dois lados, fosse simples na construção e que desse para ser desmontado com facilidade no caso de uma nova mudança de casa. Ele acabou ficando com três funções principais:

1. Dividir ambiente: sala e quarto;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
2. Ser uma estante para decoração do lado virado para sala;
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
3. Ser um espaço para armazenamento de toalhas/lençóis, entre outros objetos do lado virado para o quarto.

Esta divisória é basicamente dois conjuntos com 5 nichos empilhados e espelhados para montagem, somando 10 nichos no total.

Estudo de dimensões com a modelagem 3D. Imagem por Ana Luisa Martins

Para o dimensionamento levei em consideração alguns pontos:

1. O quanto queria deixar para passagem ao lado do móvel;

2. Qual seria a altura total do móvel levando em consideração a altura do chão até o teto do apartamento (pé direito do apartamento);

3. Qual medida daria um bom aproveitamento das chapas de compensado.

Fiz alguns rascunhos no papel e depois fui para o sketchup para desenhar o modelo em 3D, desta forma consegui ver a proporção do móvel em uma escala menor e qual seria o melhor posicionamento dos nichos. Foi uma ótima ferramenta porque inicialmente eu iria construir 8 nichos, mas ao desenhar no sketchup vi que a proporção ficou ruim e que 10 nichos dariam um melhor aproveitamento do material.

No final cada nicho ficou com 60cm de largura x 70cm de profundidade e 45cm de altura, o material que utilizei foi o compensado de 15mm e para o acabamento externo utilizei PET Preto e para o acabamento interno verniz.

Montagem e acabamento

Montagem. Imagem por Ana Luisa Martins

Quase todo o acabamento foi com laminado PET, acho ele muito mais fácil de aplicar do que o laminado de fórmica e também mais barato, utilizei quase 6 folhas de PET preto na parte externa do móvel. Nas partes coloridas utilizei alguns retalhos antigos que tinha.

Para aplicar os PET utilizei cola de contato a base’água, ela é mais cara que a cola de contato comum, mas sua aplicação é bem mais fácil e o cheiro não tão forte quanto a cola comum.

O verniz em spray passei na parte da madeira sem o laminado antes da montagem, porque fiquei com medo do verniz manchar o laminado de PET se aplicasse após a montagem. Depois desse processo primeiro marquei, furei todas as peças e com ajuda de sargentos angulares montei cada um dos nichos.

Parafuso com porca que une um nicho ao outro. Imagem por Ana Luisa Martins

Após a montagem a última etapa foi o posicionamento e colocação dos parafusos com porcas para que o móvel ficasse firme. Cada nicho é unido ao outro por parafusos com porcas, utilizei parafuso de 40mm, os parafusos são muito importantes porque permitem que o móvel seja desmontado e remontado com muita facilidade em caso de uma nova mudança de casa.

.

.

Ficha Técnica Rapidinha

Projeto: Divisória sala/quarto

Resumo: Projeto que fiz para dividir minha sala do espaço do quarto de uma forma diferente, do lado da sala é uma estante, do lado do quarto é um “armário” para toalhas, roupas de cama, cobertas, etc.

Máquinas/ Ferramentas utilizadas: Sargento angular, pincel, estilete, parafusadeira, régua de metal.

Materiais:

  • Compensado 15mm
  • PET (diversas cores)
  • Cola de contato a base d’água
  • Verniz em spray
  • Parafuso 4x40mm
  • Parafuso 40 mm com porca

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Enviar mensagem
Contato
Olá????
Vamos conversar?