Maquinando Ideias

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não seja produtiva, seja efetiva

Ouvimos sempre que devemos produzir mais, principalmente no ambiente de trabalho, como se a quantidade de coisas que fazemos fosse o que entregará resultados, porém eu acredito mais na efetividade.

Imagem Pinterest Patrícia Alves

Toda vez que ouço sobre produtividade associo a entrega de resultados a qualquer custo, aquele trabalho excessivo que suga nossa energia para ser realizado, negligenciando a própria saúde mental e física no processo e que com o tempo pode até levar a um burnout (um estado de estresse crônico).

Algumas profissões estimulam este trabalho compulsivo como parte da cultura da profissão, como uma característica essencial, por exemplo durante a faculdade de arquitetura era até uma piada as noites sem dormir para terminar projetos, como se fosse uma parte normal do processo. E não é meu povo kkk.

Efetividade = Entregar. Finalizar. Fazer o que tem que ser feito utilizando os recursos da melhor forma possível. Lembrando sempre que não somos máquinas, que nossa saúde mental e física são importantes durante todo o processo.

É essa definição de efetividade que gosto de aplicar no meu trabalho e na minha rotina em geral, eu acrescentei a parte da saúde mental e física, porque acredito que ser efetiva me ajuda a ter mais dos dois.

Separei em duas partes o que faço para me tornar mais efetiva.

Adorei a autoestima da foto kkk. Photo by Emma Matthews Digital Content Production on Unsplash

Gosto de fazer listas das tarefas que preciso realizar na semana entre trabalho, família, casa e projetos pessoais, até fiz este texto explicando melhor como me organizo.

No domingo faço uma lista das tarefas que terei que realizar na semana que vai começar, desde tarefas de trabalho até as domésticas, tenho quatro categorias:

  1. Casa
  2. Trabalho
  3. Projeto pessoal
  4. Aleatórias

Então durante a semana gosto de pensar antes de dormir nas tarefas que vou realizar no dia seguinte, que podem ser tarefas novas ou a finalização de alguma coisa que não terminei.

Não gosto de sobrecarregar meu cérebro e meu dia com uma lista gigante de tarefas, então tento focar em apenas quatro “essenciais” para serem feitas no próximo dia, mas claro que isso pode variar para mais ou para menos dependendo da complexidade das atividades, por exemplo “lembrar de levar o carregador do celular” é bem mais simples do que “fazer relatório mensal”, cada pessoa tem que achar seu próprio ritmo, sem se sobrecarregar.

Você pode fazer esta sua lista no bloco de notas, em um caderninho ou em qualquer outro aplicativo que preferir, eu gosto do trello.

Antes da pandemia do Covid 19 eu já tinha implementado o trabalhar organizadamente e focada, o que realmente fez uma grande diferença no meu dia de trabalho e também na quantidade de tarefas que conseguia realizar durante o mês.

Entretanto durante a pandemia comecei a sentir que estava passando mais tempo no celular, principalmente nas redes sociais e sentia que as vezes não tinha feito nada do meu dia, ai encontrei a partir de uma indicação o livro “Celular: como dar um tempo”, da Catherine Price.

Imagem Ana Luisa Martins

Ela fala de como o celular afeta nossa vida e é uma das maiores fontes de distração e procrastinação que temos hoje, como ele afeta o nosso foco e como ele “rouba” nosso tempo.

“Nossa capacidade de manter a concentração numa única informação seja ela um projeto profissional, uma lição de casa ou algo tão simples quanto assistir a um programa televisivo foi bastante prejudicada, e acreditamos que a tecnologia moderna seja uma das maiores culpadas por isso.” (Celular: como dar um tempo, Catherine Price)

Então para me ajudar a evitar distrações eu tirei quase todas as notificações do meu celular, isso me ajuda a ter menos ansiedade durante o dia. E quando pego o celular para utilizar o Telegram ou o WhatsApp vou com o propósito de ver se tenho alguma mensagem importante não apenas para responder tudo o mais rápido possível.

Outra coisa que faço para me concentrar é tirar o celular de perto quando quero escrever algum texto, relatório, apresentação, etc. qualquer coisa que eu precise me concentrar no computador eu já tiro o celular de perto para não ficar tentada a parar e mexer um pouquinho.

Photo by Aron Visuals on Unsplash

Para mim ficou muito claro que trabalhar focada e com planejamento me faz ter mais tempo, porque ao evitar distrações eu consigo acabar projetos mais rápido e ter este tempo “a mais” para outras coisas que tenho interesse.

“Ao reconquistar as horas perdidas na frente de uma tela, você perceberá como as possibilidades aumentam. Talvez você tenha, sim, tempo para fazer aquele curso, ler aquele livro ou sair para jantar. Talvez possa, sim, passar mais tempo com aquele amigo. Talvez tenha, sim, um jeito de fazer aquela viagem. O segredo é fazer a seguinte pergunta, de novo, de novo e de novo: essa é a sua vida, no que você quer prestar atenção?” (Celular: como dar um tempo, Catherine Price)

A dica final é este vídeo bem legal que também foi uma inspiração para esse texto 🙂

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Enviar mensagem
Contato
Olá????
Vamos conversar?