Você já deve ter ouvido falar de bloqueio criativo, talvez até já tenha tido. É simplesmente aquele momento que nada flui, que as ideias não vem ou você não consegue executar.
Este bloqueio acontece comigo de tempos em tempos, é quase cíclico, entretanto o motivo da minha falta de criação desta vez não é a falta de ideias e sim a disposição para criar.
Se você deixar períodos reservados para criar durante o dia, mas não tiver energia para executar, nada irá fluir.
Meu trabalho me desgasta mentalmente durante o dia e é este cansaço mental que tem me impedido de criar.
Então quando tenho este tempo reservado para criação, ele é mais uma pressão do que uma coisa divertida de fazer, não me deixando apreciar o processo.
E qual é a solução?
Não tem uma fórmula ou solução pronta. Eu tenho feito duas coisas:
1. Parar de me cobrar tanto. O que é bem difícil de fazer, por mais simples que pareça ser.
2. Rascunhar por um tempinho. Passar algumas ideias para o papel, sem o objetivo de finalizar ou mostrar para outras pessoas, apenas para não esquecer.
Isso não precisa ser todo dia, tem dias que simplesmente as ideias não irão fluir e tudo bem, não precisa forçar.
Este texto foi um rascunho por vários dias antes de eu publicar e um desabafo sobre um período sem tantas criações, mas eu sempre volto e você também pode voltar se respeitar o seu jeito de criar e fazer pequenas mudanças ao longo do caminho.
.
.
Imagem capa: <https://image.cdn2.seaart.ai/2023-08-24/15201413820880901/27181ff7b06c53ce7b893f2918f891872a3596a4_high.webp>